Marcadores

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Socó-boi

Com a postagem de hoje, apresento o resultado da enquete para decidir a centésima ave deste blog. Foram 8 votos no total. Em quarto lugar, com 0 votos, ficou a coruja lapônica. Em terceiro, ficou o bufo real com um voto (ou 12%). Em segundo lugar, ficou a coruja orelhuda com dois votos (ou 25%). O vencedor da enquete foi a coruja do Ártico, com 5 votos (ou 62%). Então, a coruja do Ártico será a centésima ave do blog. Obrigado aos que votaram e a todos aqueles que visitam meu blog.

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae
Gênero: Tigrisoma 
Espécie: Tigrisoma lineatum

Esta bela ave é encontrada da América Central à Bolívia. Também é encontrada na Argentina e em todo o Brasil. Seu habitat são as áreas úmidas e alagadas, como brejos e pântanos.
Vive escondido na vegetação ribeirinha. Espreita suas presas e no momento certo, ataca dando uma bicada certeira. Caça próximo às águas rasas. Alimenta-se de crustáceos, répteis, anfíbios, peixes e insetos.
A reprodução ocorre no começo ou no final da estação seca, quando o alimento para as aves aquáticas é mais abundante. Constrói seu ninho com gravetos, no alto das árvores. Põe 2 a 3 ovos, com período de incubação de 31 a 34 dias. Os pais costumam coletar alimento em locais distantes do ninho. Aos dois anos de idade, os filhotes tornam-se adultos.
O socó-boi não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • Seu nome científico significa "ave com listras como o corpo do tigre". Emite um som semelhante ao mugido de um boi ou rugido de uma onça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário