Marcadores

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ganso do Canadá

Com a postagem de hoje, estarei colocando uma enquete para decidir a centésima ave do blog. Por favor, votem na sua coruja preferida.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Gênero: Branta
Espécie: Branta canadensis

Esta ave é nativa não apenas do Canadá, mas também dos Estados Unidos e México. Seu habitat são as áreas costeiras, rios, lagos, áreas abertas e planícies. Também pode ser encontrado em parques e áreas urbanas. Foi introduzido na Nova Zelândia e no noroeste da Europa.
Vive em grandes grupos. Normalmente, é uma ave diurna. Passa a maior parte do tempo no solo procurando seu alimento. É herbívoro.  Come gramíneas, raízes, tubérculos, caules, folhas, frutinhas e sementes. Enquanto um bando se alimenta, alguns membros ficam de guarda, alertas contra o aparecimento de predadores.
No outono, migram em grandes grupos para o México para fugir do frio do inverno. Antes da migração, acumulam bastante gordura para aguentar a viagem.
A reprodução ocorre em abril e maio. Forma casais fixos para a vida inteira. Os laços do casal são tão fortes que se uma das aves ficar ferida, a outra fica cuidando do parceiro, mesmo que morra de frio. A fêmea constrói um ninho com juncos, gramíneas e folhas. Forra o ninho com penas que arranca do próprio corpo. São postos de 1 a 12 ovos, em média 4 a 7, por vez. O período de incubação é de 24 a 30 dias. Enquanto a fêmea choca os ovos, o macho fica de vigia e protege o ninho de intrusos. Assim que nascem, os filhotes já sabem se alimentar sozinhos. A longevidade é de 23 anos.
Apesar de muito caçado, o ganso do Canadá não está ameaçado de extinção. Foi uma ave que soube se beneficiar da atividade humana, alimentando-se das colheitas.

Curiosidades:

No filme "Voando para Casa" (Fly Away Home, no original).  a protagonista ajuda um bando de gansos canadenses a migrar para uma reserva florestal situada a alguns dias de viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário