Marcadores

domingo, 8 de novembro de 2015

Heteractis magnifica

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cnidaria
Classe: Anthozoa
Ordem: Actiniaria
Família: Stichodactylidae
Gênero: Heteractis
Espécie: Heteractis magnifica

Esta espécie de anêmona é encontrada nas regiões tropicais do Oceano Índico. Ocorre desde o Mar Vermelho até Samoa, no sudeste da Ásia e nordeste da Austrália. Seu habitat são os recifes de coral.
Encontrada solitária ou em colônias, alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos, ouriços do mar e plâncton. Captura suas presas com auxílio de seus tentáculos que possuem células urticantes. Estes tentáculos enviam a presa para a cavidade oral, onde é digerida.
Reproduz-se sexuadamente e assexuadamente. A reprodução sexuada ocorre quando indivíduos machos e fêmeas expelem suas células reprodutivas na água. A união dessas células dá origem a uma larva chamada plânula, que em breve se fixará a algum substrato e crescerá para um dia se tornar um indivíduo adulto. A reprodução assexuada ocorre por divisão binária. Sua longevidade é de cerca de 80 anos.
A anêmona Heteractis magnifica é hospedeira de algumas espécies de peixe-palhaço, numa relação conhecida como simbiose. Algumas espécies de camarão limpam o exterior da cavidade oral da anêmona, mas ao contrário dos peixes-palhaço, eles não são resistentes às suas toxinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário