Marcadores

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Iguana Marinha



Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Iguanidae
Gênero: Amblyrhynchus
Espécie: Amblyrhynchus cristatus

Este réptil, parente próximo da iguana verde, é encontrado nas ilhas Fernandina, Santa Fé, Santiago, Santa Cruz e Marchena, do arquipélago de Galápagos, a oeste do Equador.
A iguana marinha é o único lagarto que habita o mar. Alimenta-se de algas verdes e algas vermelhas. Para se alimentar, mergulha no mar. No resto do dia, fica nas praias rochosas tomando sol e aquecendo o corpo.
Procria de dezembro a março. Nessa época, os machos travam ferozes batalhas para acasalar com o maior número de fêmeas. Após o acasalamento, a fêmea afasta-se e põe seus ovos num buraco cavado especialmente para esse fim. São postos de 2 a 4 ovos, com período de incubação de 89 a 120 dias. Quando os filhotes eclodem, não são cuidados pelos pais. Por volta dos 4 a 5 anos de idade, se tornam adultos podendo viver por volta de 30 anos.
Infelizmente, a iguana marinha está ameaçada de extinção.

Curiosidades:

  • Como boa parte dos vertebrados marinhos, a iguana marinha possui uma glândula de sal, que serve para eliminar o excesso de sal que o animal ingere. Esta glândula está situada próximo às narinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário