Marcadores

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mosca Tsé-tsé

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Família: Muscidae
Gênero: Glossina

As moscas tsé-tsé são um grupo de insetos caracterizados por serem vetores do protozoário flagelado parasita conhecido como Trypanosoma brucei, causador da "doença do sono". O habitat das moscas tsé-tsé são as zonas rurais com áreas pantanosas, savanas e florestas do continente africano. As moscas desse grupo, tem a reprodução diferente dos outros tipos de mosca. Ao invés de botarem ovos, dão à luz a indivíduos jovens, que são alimentados posteriormente pelos adultos com uma substância nutritiva de consistência semelhante ao leite. Poucas horas após o nascimento, tornam-se pupas (casulos) e em seis semanas torna-se adultos.
Existem 3 espécies conhecidas de mosca tsé-tsé e todas transmitem a "doença do sono". Têm hábitos diurnos. Alimentam-se exclusivamente do sangue de vertebrados. Uma mosca contaminada com o Trypanosoma pica uma pessoa e transmite o parasita para a corrente sanguínea. O protozoário vive na saliva da mosca. Depois da picada, o parasita se espalha pelo corpo da pessoa durante uma a três semanas. O ciclo continua quando moscas que não possuem o Trypanosoma no corpo, picam pessoas que o possuem na corrente sanguínea. Então o protozoário multiplica-se nas glândulas salivares da mosca, recomeçando o ciclo.
Os principais sintomas da "doença do sono" são sonolência, dores de cabeça, febre, sudorese, tremores, dores nas articulações e nos músculos, anemia, edemas, apatia, chegando a problemas neurológicos graves com confusões mentais como medo e alterações de humor e convulsões epilépticas, inflamações no cérebro e nas meninges, e posteriormente, ocasionando o coma e a morte. O diagnóstico é feito através da detecção do Trypanosoma na corrente sanguínea ou na linfa do paciente. Quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento, mais chances o paciente tem de sobreviver. Uma vez que o parasita atinge o sistema nervoso central, as chances de sobrevivência do paciente diminuem consideravelmente.
Repelentes e erradicação da mosca tsé-tsé são boas medidas profíláticas. Deve-se tomar bastante cuidado com transfusões de sangue, embora raro, o Trypanosoma pode ser transmitido também dessa maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário