Marcadores

terça-feira, 6 de maio de 2014

Poraquê

Imagem atualizada. Foto tirada no Aquário de São Paulo.




Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Cypriniformnes
Família: Electrophoridae
Gênero: Electrophorus
Espécie: Electrophorus electricus

O poraquê é um peixe encontrado na Região Amazônica, mais precisamente nas bacias do Rio Amazonas e Orenoco, na América do Sul. Seu habitat são águas com pouco ou com variação grande de quantidade de oxigênio. Assim como o pirarucu, respira oxigênio do ar.
É um peixe serpentiforme que pode atingir até dois metros de comprimento e pesar até 20 quilos. Possui uma cabeça achatada e uma boca com dentes afiados. Alimenta-se de peixes menores e pequenos répteis, capturando-os  após atacá-los com suas famosas descargas elétricas.  Para eletrocutar suas vítimas, utiliza-se de células especiais chamadas eletrócitos, que são fibras musculares modificadas. Além disso, utiliza-se dos eletrócitos para se orientar em águas turvas. As descargas elétricas podem atingir até 1500 volts.
A reprodução ocorre durante a estação da seca. O macho constrói um ninho feito de saliva, onde a fêmea põe cerca de 17000 ovos. O macho defende a ninhada até eclodirem. A longevidade do poraquê no meio selvagem é desconhecida, mas pode viver cerca de 15 anos em cativeiro.

Curiosidades:

  • Podemos comparar o corpo do poraquê com um pilha. A parte da frente de seu corpo tem carga positiva, enquanto sua cauda tem carga negativa.
  • O nome do poraquê tem origem do idioma dos índios tupis e significa "aquele que coloca para dormir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário