Marcadores

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sucuri

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Gênero:  Eunectes 
Espécie: Eunectes murinus

Esta serpente não venenosa é encontrada em pântanos, selvas, florestas tropicais, zonas alagadas e mangues da América do Sul, principalmente nas bacias do Amazonas e do Orinoco até a Bolívia. Também é encontrada em Trinidade.
A sucuri tem hábitos noturnos. Durante o dia, descansa nas árvores e águas de pouca profundidade. Lenta em terra, é bem rápida na água, por ser uma excelente nadadora. Suas habituais presas são mamíferos, répteis (como jacarés), peixes, aves e ovos. Como a jiboia, que é sua parente próxima, enrola seu corpo em torno da vítima para matá-la por sufocamento. Isso é conhecido com constrição.
Solitária durante a maior parte do ano, a sucuri acasala durante a época das chuvas. As fêmeas exalam um odor característico para chamar a atenção dos machos. A sucuri é vivípara. Sua gestação é de cerca de seis meses. Após isso, dá à luz a 20 a 40 filhotes. Eles não recebem cuidados parentais. Tornam-se adultos aos dois anos de idade e podem viver até 30 anos.
Infelizmente, a sucuri está ameaçada de extinção devido à destruição de seu habitat e caça para obtenção de sua pele.

Curiosidades:
  • Existem muitas histórias dizendo que muitas pessoas foram mortas por sucuris. Porém, são raros os casos de mortes de humanos causados por sucuris. Muitas dessas histórias são mitos criados pela imaginação humana. Infelizmente, muitas sucuris também são mortas por causa dessas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário