Marcadores

quinta-feira, 1 de maio de 2014

João de Barro

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Furnariidae
Gênero: Furnarius
Espécie: Furnarius rufus

Este pássaro é conhecido por construir ninhos feitos de barro. É encontrado em toda a América Latina. Seu habitat são as áreas abertas, como campos, cerrados, pastagens, ao longo de rodovias e em jardins. Também é facilmente encontrado em áreas urbanas. Fequentemente, pousa em postes, cercas, galhos e outros locais que permitam uma visão privilegiada dos arredores. Geralmente vive em casais.
O ninho é construído pelo casal. A matéria-prima principal para a construção do ninho é barro. Porém, não usa apenas barro. Utiliza também esterco e palha para construir um ninho em forma de forno. Mistura os três materiais na construção. A construção do ninho dura de 18 dias a um mês, dependendo da disponibilidade de barro úmido. No interior do ninho há uma parede que separa a entrada e a câmara incubadora, construída para diminuir as correntes de ar e o acesso de possíveis predadores. A cada ano, o casal constrói um ninho novo, geralmente por cima do ninho do ano anterior. A fêmea põe de 3 a 4 ovos com período de incubação de 14 a 18 dias.
O joão de barro alimenta-se principalmente de pequenos invertebrados. Pode se alimentar de formigas, cupins, aranhas, minhocas e moluscos. Pode também comer restos de alimentos humanos, como pedaços de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário