Marcadores

sábado, 17 de maio de 2014

Papagaio Charão


Imagem retirada da Internet
Classificação
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psitttacidae
Gênero: Amazona
Espécie: Amazona pretrei

O papagaio charão é encontrado no sul do Brasil, ocorrendo atualmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É uma ave que está intimamente ligada às florestas de Araucária, pois se alimenta principalmente das sementes de Araucária. Pode se alimentar também de frutos do pinho-bravo , de guabiroba, guabiju, camboatá, murta,  e gemas florais de ipê-amarelo. Da flora exótica, pode alimentar-se de frutos de cinamomo, nêspera, pera, sementes e gemas florais de eucalipto.
É uma ave que apresenta dimorfismo sexual. O corpo de ambos os sexos é verde, mas o macho possui uma "máscara" vermelha em torno dos olhos e pequenas manchas vermelhas na plumagem. 
Vive em bandos. Forma casais fixos durante toda a vida. Nidifica em cavidades de árvores. São postos dois ovos por vez, com período de incubação de 22 a 24 dias. A fêmea passa a maior parte do tempo incubando os ovos até eles eclodirem. Nesse período é alimentada pelo macho. Os filhotes passam cerca de 53 dias no ninho e depois voam em companhia dos pais para se juntar ao resto do bando.
Infelizmente, o papagaio charão está em extinção devido à destruição das matas de Araucácia, caça e comercialização ilegal e derrubada de mata nativa.

Links:
Projeto Charão, em português

Nenhum comentário:

Postar um comentário