Marcadores

sábado, 3 de maio de 2014

Monstro de Gila



Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Helodermatidae
Gênero: Heloderma
Espécie: Heloderma suspectum



O monstro de Gila é um lagarto, que deve seu nome à bacia do rio Gila, no Arizona , Estados Unidos. É encontrado nos Estados Unidos e no noroeste do México. Seu habitat são as áreas desérticas e semidesérticas.
Predador solitário e de movimentos lentos, alimenta-se de aves jovens e pequenos mamíferos, lagartos, rãs, insetos, minhocas, ovos e carniça. Como boa parte dos répteis, utiliza-se da língua para captar as partículas de odor no ar e localizar suas presas. É diurno na primavera e noturno no verão. Hiberna no inverno. Assim  como os camelos, que armazenam gordura em suas corcovas, o monstro de Gila, a armazena em sua cauda.
Na época do acasalamento, os machos travam lutas ferozes para poder acasalar com as fêmeas. O macho vencedor tenta acasalar com o maior número de fêmeas. Cada fêmea pode pôr de 3 a 13 ovos, em média cinco. O período de incubação é de dez meses. Tornam adultos com cerca de 5 anos de idade, podendo viver cerca de vinte anos.
Infelizmente, está ameaçado de extinção devido à caça e destruição de seu habitat.

Curiosidades:
  • O monstro de Gila é um dos poucos lagartos venenosos. As glândulas de veneno situam-se no maxilar inferior. Quando morde um animal, o veneno é segregado pela boca e entra na ferida aberta pela mordida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário