Marcadores

sexta-feira, 30 de março de 2018

Adax

Postagem com imagem atualizada: rã de Darwin.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Addax
Espécie: Addax nasomaculatus

O adax é encontrado no oeste do Saara, Chade, Mali, Mauritânia e Nigéria. Seu habitat são os desertos, áreas abertas e pradarias.
Vive em pequenos grupos familiares liderados por um macho dominante. É mais ativo durante as horas menos quentes do dia, do anoitecer ao amanhecer. É um animal muito bem adaptado à vida no deserto. Consegue toda a água de que necessita dos vegetais que come ou do orvalho da manhã. Alimenta-se de gramíneas, plantas rasteiras, bulbos, tubérculos e folhas de árvores. É nômade. Costuma migrar conforme a disponibilidade de alimento.
A reprodução pode ocorrer durante todo o ano. O macho comanda um harém de fêmeas. Os nascimentos são mais frequentes durante o final do inverno e o início da primavera, período no qual a vegetação é mais abundante. A mãe dá à luz a apenas um filhote, após uma gestação de 257 a 264 dias. Torna-se adulto de 1 a 3 anos de idade. A expectativa de vida na natureza é desconhecida. Vive cerca de 25 anos em cativeiro.
O adax tornou-se extinto na Argélia, Egito, Líbia, Marrocos e Tunísia. Infelizmente está criticamente ameaçado de extinção, devido à caça intensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário