Marcadores

quarta-feira, 14 de março de 2018

Formiga Lava-pé


Esta é a última postagem da série: “Vida das Formigas”. Espero que tenham gostado.
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Gênero: Solenopsis

Também conhecida como formiga de fogo, a formiga lava-pé é encontrada em praticamente todo o Globo, exceto nas regiões polares. Seu habitat são os locais abertos como jardins e gramados, mas também podem viver em construções humanas.
É um inseto pequeno, agressivo e difícil de enxergar. Possui uma picada muito dolorosa que dá uma sensação de queimação na pele. Pessoas alérgicas podem ter choque anafilático e risco de morte. Forma colônias constituídas de operárias, soldados e a rainha. As operárias têm a função de proteger a rainha e alimentar as larvas. Os soldados protegem o formigueiro.  A rainha é o indivíduo mais importante da colônia. Põe milhares de ovos durante sua vida. Os ovos podem dar origem a operários, soldados e indivíduos férteis, de acordo com a nutrição a eles proporcionada. Os indivíduos férteis deixam a colônia depois de adultos para acasalar e dar origem a outras colônias. Os machos morrem após o acasalamento, as fêmeas se tornam rainhas e dão origem a novas colônias.   De acordo com a espécie, os ninhos podem ser construídos sob azulejos, batentes de portas, pisos, em cavidades de troncos de árvores e ou diretamente no solo. É onívora e não muito exigente. Alimenta-se de diversas plantas e alimentos domésticos.
A formiga lava-pé é considerada uma praga em muitas localidades e também é considerada uma espécie invasora em muitos países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário