Marcadores

domingo, 11 de março de 2018

Formiga Saúva

Nova série: "Vida das Formigas". Espero que gostem!

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação: 
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Gênero: Atta
Espécie: Atta sexdens

Conhecida também como formiga cortadeira, este inseto é encontrado na América Central e do Sul, desde a Costa Rica até o Brasil. Seu habitat são as florestas tropicais e temperadas.
Vive em grandes colônias com milhares de indivíduos. Conhecida por geralmente carregar folhas até o formigueiro, a formiga saúva não se alimenta de folhas, mas as utiliza para criar seu "jardim de fungos. As operárias carregam fragmentos de folhas e outros materiais vegetais para uma câmara especial no interior do formigueiro. 
A reprodução pode ocorrer de  outubro a dezembro. A rainha é a única formiga fértil da colônia. Antes de estabelecer seu formigueiro, ela acasala com vários machos. Encontra um local onde o solo é leve e arenoso, constrói seu ninho e começa a pôr ovos. Os outros membros da colônia originam-se desses ovos. A rainha também pode produzir ovos não fertilizados, que darão origem a machos, que deixarão o ninho quando forem adultos. A expectativa de vida varia conforme o tipo de formiga. A rainha vive cerca de 10 anos. As operárias vivem de 6 a 12 meses. Os machos vivem apenas algumas semanas.
Em algumas localidades a formiga saúva é considerada uma praga. Não está ameaçada de extinção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário