Marcadores

quinta-feira, 1 de março de 2018

Langur Hanuman

Leiam a postagem de hoje e não esqueçam de clicar nos hiperlinks do texto.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Gênero: Semnopithecus
Espécie: Semnopithecus entellus

Também conhecido como langur cinzento, este macaco é encontrado no sul do Tibete, Nepal, norte do Paquistão, Índia, Bangladesh e Sri Lanka. Seu habitat são as montanhas, áreas abertas, florestas tropicais, temperadas e de coníferas,regiões semiáridas e áreas urbanas.
Vive em grandes grupos, liderados por um macho dominante. Prefere viver em árvores, mas também move-se com desenvoltura no chão. Alimenta-se basicamente de folhas, frutas, flores e sementes. Ocasionalmente, come insetos, fungos e seiva de árvores.
A reprodução pode ocorrer durante todo o ano. Cerca de sete meses após o acasalamento, a mãe pode dar à luz a um ou dois filhotes. As crias são cuidadas por todo o grupo. Tornam-se adultos com 4 a 7 anos. Na maioria das vezes, os machos adolescentes são expulsos do grupo antes de se tornarem adultos. A expectativa de vida é de cerca de 20 anos.
O langur Hanuman não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • O nome do langur deve-se ao deus hindu Hanuman, que tem a forma de um macaco. Além disso, o langur é considerado sagrado na Índia. Ninguém pode importuná-lo, por isso anda livremente pelas cidades e sua população continua aumentando. Destrói plantações e chega até a comer no mesmo prato das pessoas.
  • Assim como os mamíferos ruminantes, o estômago do langur Hanuman é dividido em quatro câmaras e nelas vivem bactérias em simbiose. Isso proporciona uma eficiente digestão de vegetais e fibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário