Marcadores

terça-feira, 13 de março de 2018

Formiga Legionária


Mais uma postagem da série: “Vida das Formigas
 
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Gênero: Eciton

A formiga legionária é encontrada nas Américas, desde o México até o Brasil. Seu habitat são as florestas tropicais, temperadas e de coníferas.
É um inseto nômade. Cada colônia pode ter milhões de indivíduos. Não constrói formigueiros. Porém, as formigas usam seus corpos para construir uma espécie de abrigo temporário. Até 700 mil operárias usam suas garras para se unir em várias camadas entrelaçadas. Fazem isso contra alguma superfície dura, como um tronco de árvore. Cada abrigo contém várias câmaras que dão acesso à rainha e aos ovos, que são protegidos por um certo número de operárias. É uma formiga muito voraz. As formigas caçadoras percorrem a floresta, durante a madrugada, em busca de alimento. Normalmente alimentam-se de outros insetos, mas podem se alimentar de pequenos vertebrados como mamíferos, aves, anfíbios e répteis indefesos ou feridos e incapazes de fugir.
A rainha é o único indivíduo fértil da colônia. Põe milhares de ovos durante sua vida. Da grande maioria dos ovos nascem operárias e soldados. Alguns ovos podem dar origem machos e fêmeas férteis. Eles deixam a colônia depois de adultos para acasalar e dar origem a outras colônias. Os machos morrem após o acasalamento, as fêmeas se tornam rainhas e dão origem a novas colônias. A expectativa de vida varia. A rainha vive cerca de 4 anos. Os machos vivem apenas algumas semanas.
A formiga legionária não está ameaçada de extinção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário