Marcadores

domingo, 4 de março de 2018

Bufo Real

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Gênero: Bubo
Espécie: Bubo bufo

O bufo real é encontrado no norte da África, norte e centro da Europa e Ásia, incluindo Sibéria, Coreia, China e Japão. Seu habitat são as montanhas, desfiladeiros, áreas rochosas, desertos, áreas semiáridas, florestas e terras agrícolas.
É uma ave solitária e territorial. Vocaliza para determinar a extensão de seu território e avisar possíveis rivais. Caso encontre uma ave invasora no seu território, persegue-a até afugentá-la. Noturno, é um predador oportunista. Alimenta-se de uma grande variedade de presas, incluindo ratos e ratazanas, coelhos, aves menores, répteis, peixes, anfíbios e pequenos invertebrados. Pode até atacar animais de tamanho semelhante ao seu.
Forma casais fixos para a vida inteira. Porém, fora do período reprodutivo, os parceiros se evitam, apesar de compartilharem o mesmo território. O acasalamento ocorre no final do inverno. A fêmea faz seu ninho em um oco de árvore. São postos até 5 ovos, com período de incubação de 34 a 36 dias. A mãe cuida dos filhotes durante cerca de 5 semanas. O macho alimenta toda a família durante todo esse período. Após seis semanas, os filhotes começam a explorar os arredores do ninho. Após 15 dias, começam a voar. Os filhotes ainda são alimentados por mais um mês por seus pais. Tornam-se adultos com um ano de idade. A expectativa de vida é de aproximadamente 20 anos em liberdade e até 60, em cativeiro.
Nos séculos XIX e XX, a população do bufo real quase foi à extinção. As principais causas foram a caça predatória e envenenamento com pesticidas. Atualmente, o animal é protegido em inúmeros países. Programas de reprodução e reintrodução de indivíduos tornaram a sua população estável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário