Marcadores

segunda-feira, 12 de março de 2018

Formiga Bulldog


Mais uma postagem da série: “Vida das Formigas”.
 
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Gênero: Myrmecia

A formiga Bulldog é encontrada na Austrália, Tasmânia e Nova Caledônia. Seu habitat são as florestas tropicais e temperadas, desertos, áreas semiáridas e pradarias.
A exemplo da maioria das formigas, vive em grandes colônias.  É uma das maiores formigas do mundo, chegando a medir cerca de 3,5 centímetros. Possui grandes olhos, que lhe conferem uma excelente visão. Possui também fortes mandíbulas que são armas eficientes tanto para a defesa contra inimigos e quanto para caçar suas presas. Embora goste de néctar e outros materiais açucarados, é uma eficiente caçadora. Cada formiga caça sozinha e é capaz de carregar presas com peso superior ao seu. Suas principais presas são outros insetos e aranhas. Sua picada, apesar de dolorida, não é fatal para o ser humano, mas pode ser perigosa para pessoas alérgicas.
A rainha é o indivíduo mais importante da colônia. Põe milhares de ovos durante sua vida. Da grande maioria dos ovos nascem operárias. Alguns ovos podem dar origem a indivíduos férteis. Estes são machos e fêmeas que possuem asas para poder voar. Eles deixam a colônia depois de adultos para acasalar e dar origem a outras colônias. Os machos morrem após o acasalamento, as fêmeas se tornam rainhas e dão origem a novas colônias. A expectativa de vida varia. A rainha vive cerca de 5 anos. As operárias vivem de 2 a 3 meses.
A formiga Bulldog não está ameaçada de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário