Marcadores

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Alce


Há cerca de 40 espécies de cervos. Estarei postando o maior representante de sua família. Hoje seria o "animal do Ubuntu" correspondente à versão 7.04, apelidada de "O Jovem Cervo Bravo" (The Feisty Fawn).
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe:  Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Gênero: Alces
Espécie: Alces alces

O habitat do alce são as florestas temperadas, florestas de coníferas e pântanos do Canadá, Escandinávia, norte da Europa, Ásia e Sibéria. Também habita as regiões frias dos EUA. É uma espécie de cervo que pode facilmente se adaptar a qualquer ambiente que explore. Pode aguentar os invernos mais rigorosos e alimentar-se das dietas mais simples. Alimenta-se de plantas aquáticas, lenhosas e folhosas, raízes e cascas de árvores.
Geralmente é um animal solitário, só se juntando em pares na época do acasalamento, que geralmente ocorre em outubro. Nessa época, os machos lutam para acasalar com o maior número de fêmeas. A gestação é de 216 a 264 dias e a fêmea dá a luz a um ou dois filhotes. Estes permanecem juntos à mãe até um ano de idade. Os alces podem viver até 27 anos.

Curiosidades:
  • Os chifres dos alces e dos outros membros da família dos cervos crescem durante todo ano, caindo no inverno e voltando a crescer na primavera.
  • Algumas vezes, o alce mergulha na água para se alimentar de plantas aquáticas. Consegue ir a profundidades de aproximadamente 5 metros e ficar submerso por cerca de um minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário