Marcadores

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Lince Europeu


 Mais uma postagem da série "Animais do Ubuntu".
Imagem retida de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Lynx
Espécie: Lynx lynx

O lince europeu é uma espécie de felino que habita as áreas montanhosas, florestas e tundra na Escandinávia, Rússia, Ásia, Balcãs e Polônia. É um caçador cauleloso que move com desenvoltura pela neve alta. É conhecido pela visão e audição extremamente apuradas. Quando avista uma presa,  investe sobre ela e a mata com uma mordida certeira na cabeça ou no pescoço. Alimenta-se de pequenos mamíferos, roedores, aves, lebres e pequenos veados.
É uma animal solitário na maior parte do ano, só se juntando em pares na época do acasalamento. Sua gestação é de aproximadamente 70 dias. Dá à luz a geralmente dois a três filhotes por ninhada. Pode viver cerca de 15 anos.
Infelizmente, encontra-se em risco de extinção, devido à caça e destruição de seu habitat.

Curiosidades:
  • Na Idade Média, acreditava-se que sua urina se transformava em uma pedra preciosa chamada malaquite. Dizia-se que cobria sua urina com terra para impedir que encontrassem a gema. Hoje, porém, sabe-se que apenas cobre com terra suas fezes. Utiliza a urina para demarcar território.
  • A versão 10.04 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos seus desenvolvedores de "O Lince Lúcido" (Lucid Lynx).

Nenhum comentário:

Postar um comentário