Estarei começando hoje a série de postagens sobre "Os Animais do Ubuntu". Juntamente com esta postagem, estarei colocando uma enquete que decidirá qual será o animal da postagem comemorativa de número 100 do blog. O animal de hoje será o da versão 4.10.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online |
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Suidae
Gênero: Phacochoerus
Espécie: Phacochoerus aethiopicus
Também conhecido como javali africano, esse suíno selvagem habita as planícies, bosques, pântanos e florestas da África. A cabeça, enorme, apresenta formações que lembram verrugas. Possui presas poderosas e olhos pequenos. Sua visão é muito boa. Através de seu excelente olfato, encontra raízes, tubérculos, bulbos e raízes. Ocasionalmente, alimenta-se de carniça. O facoquero tem hábitos diurnos, ao contrário da maioria dos suínos selvagens
Vive em pequenos grupos familiares liderados pela fêmea dominante. Na época do acasalamento, os machos disputam o direito de acasalar com as fêmeas. A gestação é de 170 a 175 dias. A fêmea pode dar à luz até oito filhotes. As crias vivem numa toca, em geral abandonada por outro animal, durante seus primeiros meses de vida. Vive até 10 anos em liberdade, de 15 a 20 anos em cativeiro.
Toma banhos de lama para se refrescar do calor e vive em associação com pequenos pássaros que se alimentam dos parasitas de sua pele.
Curiosidades:
- O facoquero ficou conhecido através do personagem Pumba, no filme de animação "O Rei Leão".
- A primeira versão do Ubuntu (4.10), sistema operacional baseado no Linux, foi “apelidada” pelos seus desenvolvedores como “O Facoquero Verruguento"(Warty Warthog).
Nenhum comentário:
Postar um comentário