Marcadores

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Axolote

Existem cerca de 400 espécies de salamandras. Nada mais justo que, na postagem que representa a versão 6.10 dos "Animais do Ubuntu", eu escrever sobre a salamandra mais curiosa que eu conheço...
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Ambystomatidae
Gênero: Ambystoma
Espécie: Ambystoma mexicanum

O axolote, também chamado de axolotle, habita os cursos de água doce no México. É uma espécie endêmica desse país. É um animal que se mantém numa "forma larval permanente", também conhecida como neotenia. Apesar da forma larval aparente, depois de aproximadamente um ano de vida pode se reproduzir. O macho deposita seu esperma numa bolsa, próxima à sua abertura cloacal, que é recolhido pela fêmea. Aproximadamente um dia depois deste evento, a fêmea desova em pedras ou folhas. Duas semanas depois, as larvas eclodem dos ovos. Podem viver aproximadamente doze anos.
Ao contrário dos outros anfíbios, que passam a viver na terra após adultos, o axolote passa a vida inteira na água.
Infelizmente, o axolote encontra-se em risco de extinção devido à destruição de seu habitat e caça ilegais.

Curiosidades:
  • Seu nome origina-se da língua dos indíos Astecas e significa "monstro d'água".
  • Graças à sua capacidade de regeneração de partes inteiras do corpo, os axolotes são muitos estudados pelos cientistas.
  • A versão 6.10 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos seus desenvolvedores de "A Salamandra Hi-tec" (The Edgy Eft).

Nenhum comentário:

Postar um comentário