Marcadores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ouriço Europeu

Mais uma postagem da série dos "Animais do Ubuntu". Hoje, é a vez do animal que representa a versão 5.04.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Insectivora
Família: Erinaceidae
Gênero: Erinaceus
Espécie: Erinaceus europaeus

O ouriço europeu é conhecido pelos espinhos que cobrem seu corpo, que são uma excelente arma de defesa contra predadores. Quando ameaçado por predadores, enrola-se como uma bola se proteger. Seu habitat são as florestas temperadas, pântanos, campos, parques e jardins de toda Europa. Foi introduzido em outras localidades como a Nova Zelândia. É um animal onívoro.Alimenta-se insetos, vermes, rãs, ratos, pequenos pássaros, bagas, cogumelos, bolotas e ovos. Seu olfato e audição são bem apurados, em compensação sua visão não é muito desenvolvida. Os ouriços são considerados animais úteis ao ser humano.
É um animal de hábitos solitários, apenas formando pares na época do acasalamento. Sua gestação é de 31 a 35 dias. Pode gerar de 4 a 5 filhotes. Os filhotes nascem cegos e com espinhos flexíveis. O ouriço torna-se adulto por volta de um ano de idade.  Vive até os dez anos.

Curiosidades:
  • Os povos ciganos alimentam-se de ouriços. O método mais conhecido é cobrir o corpo do animal com argila, levá-lo ao fogo e depois retirar a argila que traz consigo os espinhos agarrados.
  • Em algumas regiões da Europa, os jardineiros oferecem comida aos ouriços que vivem nos seus jardins.
  • A versão 5.04 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos seus desenvolvedores de " O Ouriço Grisalho"(Hoary Hedgehog).
  • O personagem Sonic da empresa de videogames Sega, é um ouriço azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário