Hoje resolvi postar um animal que está relacionado com o Natal, já que este feriado é neste domingo. Na próxima postagem, continuarei a série dos "Animais do Ubuntu". Feliz Natal a todos!
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online |
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Gênero: Rangifer
Espécie: Rangifer tarandus
Também conhecida como caribu, esta espécie de cervo vive na tundra gelada da América do Norte e Eurásia. Pode também ser encontrada em florestas de coníferas e em florestas boreais. Vive em grandes bandos, em que os animais mais fortes tornam-se líderes do bando.
A rena é um animal herbívoro e sua dieta de pastagem varia conforme a estação do ano. Durante a primavera alimenta-se de praticamente qualquer planta que encontrar, no verão come folhas de arbustos e de árvores, no outono alimenta-se de líquenes e fungos, no inverno come galhos e caules.
As renas se acasalam no outono. Nesta época do ano, os machos lutam contra outros machos para se acasalar com o maior número de fêmeas, podendo formar haréns de até 15 fêmeas. A gestação é de aproximadamente 229 dias, dando à luz a apenas um filhote. Pode viver até 15 anos em liberdade e até 20 anos em cativeiro.
Atualmente, são poucos os bandos de renas selvagens. A maioria delas é domesticada.
Curiosidades:
- Para algumas crianças, ainda hoje, a rena seria o simpático animal que puxa o trenó do Papai Noel. Para os lapões, povo indígena que habita o extremo norte da Europa, a rena é um animal destinado à subsistência.
- Ao contrário do alce e das outras espécies de cervos, tanto os machos quanto as fêmeas das renas possuem chifres. Nos outros representantes da família dos cervos, apenas os machos possuem chifres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário