Marcadores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Gibão


Continuando com mais uma postagem da série "Animais do Ubuntu"...
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Hylobatidae
Gênero: Hylobates
Espécie: Hylobates lar

O gibão é um macaco que se desloca como um acrobata, pelos galhos das árvores graças aos seus longos e fortes braços. É uma espécie essencialmente arborícola, pois raramente desce ao chão. Seu habitat são as florestas tropicais e subtropicais do Sudeste Asiático. Alimenta-se principalmente de frutas e folhas. De vez em quando, come insetos, larvas e ovos de aves. São animais diurnos.
É um animal bastante territorial que vive em pequenos grupos liderados por um casal. Defende ferozmente seu território contra a invasão de outros grupos. Acasala-se de dois em dois anos. Sua gestação é de aproximadamente 7 meses e geralmente dá à luz a apenas um filhote. Pode viver mais de 25 anos.
O gibão está ameaçado de extinção devido à expansão humana e destruição de seu habitat.

Curiosidades:
  • A versão 7.10 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos seus desenvolvedores de "O Gibão Corajoso" (The Gutsy Gibbon).
  • Uma lenda tailandesa diz que o gibão é a reencarnação de uma princesa que perdeu o marido. Os gritos emitidos pelo macaco representam a princesa chamando pelo marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário