Marcadores

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Texugo


Mais uma postagem da série "Animais do Ubuntu". O animal de hoje corresponde à versão 5.10 do Ubuntu.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
 Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Gênero: Meles
Espécie: Meles meles

O texugo é um animal sociável que passa boa parte da vida debaixo da terra. Com suas garras fortes cava tocas de 2 a 3 metros de profundidade. Além disso, são muito territoriais. Marcam território usando secreções produzidas por suas glândulas anais, para manter afastados indivíduos de grupos rivais. Sua toca é uma morada aconchegante formada por musgos e folhas secas. O animal é bem asseado, sempre renova o ninho e joga o lixo fora.
Seu habitat são as florestas temperadas, estepes e regiões arborizadas da Europa e da Ásia. Sua visão é deficiente, mas é compensada pelo seu excelente olfato. É onívoro. Alimenta-se minhocas, insetos, répteis, sapos, pequenos mamíferos e aves, bolotas, bagas e ovos.
O grupo de texugos é comandado pelo macho dominante. O acasalamento ocorre em qualquer época do ano, mas o óvulo fertilizado pode ter seu desenvolvimento adiado até que se aproxime a primavera, época de condições mais favoráveis e oferta de alimento abundante. Pode viver até 15 anos.


Curiosidades:
  • A versão 5.10 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos seus desenvolvedores de "O Texugo Fresco" (The Breezy Badger).

Nenhum comentário:

Postar um comentário